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Missão comercial na Colômbia deve gerar US$ 6,6 milhões

Ação do Brazilian Footwear ocorrerá entre os dias 6 e 8 de junho na cidade de Bogotá

O crescimento do mercado colombiano foi refletido nos resultados da mais recente edição da Missão Comercial na Colômbia. A iniciativa, realizada no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) entre os dias 6 e 8 de junho, em Bogotá, reuniu 32 marcas verde-amarelas e deve gerar US$ 6,6 milhões entre negócios efetivados in loco e alinhavados.

 

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, destaca que o valor gerado é 388% maior do que o registrado na edição do segundo semestre do ano passado, quando participaram 16 marcas. “No showroom os negócios chegaram a 733 mil pares comercializados, entre os efetivados e os alinhavados para os próximos meses. Além de apresentarmos os calçados da coleção primavera-verão das marcas, tivemos a realização do Photocall, ação de imagem e moda realizada no primeiro dia da Missão”, contou Carla, ressaltando que foram registrados mais de 150 contatos com compradores de Bogotá, Cali, Medellin e Manizales. “A continuidade da ação no mercado vem se mostrando efetiva, pois percebemos o aumento do interesse dos compradores pelos produtos brasileiros. E a cada edição, a qualidade, o conforto, a inovação e diversidade se destacam na Colômbia. Além disso, os compradores buscam por outro grande diferencial da nossa indústria, a sustentabilidade”, acrescentou Carla.

 

Conexão

Com expectativas de crescimento este ano, a Colômbia é considerada um mercado promissor para a Pampili, de Birigui/SP. Segundo Lismeire Santos, coordenadora de Negócios Internacionais da empresa, o país está no plano de expansão internacional da Pampili e a Missão Comercial auxiliou na aproximação e conexão com potenciais clientes. “Recebemos visitas de distribuidores e lojistas importantes e estamos com uma expectativa de negócios bastante positiva. Além disso, fechamos novamente pedidos de marca própria com uma compradora que já estamos trabalhando aqui.” A empresa destina 12% da produção para a exportação, tendo como principais mercados Equador, Rússia, Israel, Paraguai e Bolívia.

 

O potencial do mercado colombiano ganhou coro com a Di Valentini, de São João Batista/SC. A empresa aproveitou os três dias do evento para se aproximar dos clientes e conhecer novos contatos. “Nós já trabalhamos com compradores daqui no formato private label e agora estamos fechando negócio com uma rede de 18 lojas para trabalhar a marca própria Di Valentini”, contou Juliano Medeiros, representante de exportação da empresa catarinense, que também apresentou a nova marca do grupo, a Improviso. No total, 15% da produção da Di Valentini é destinada à exportação, especialmente para países da América Latina.

 

Crescimento

Há dez anos presente na Colômbia, a Calçados Beira Rio, de Novo Hamburgo/RS, também projeta crescimento no país. “Com o evento estamos estreitando laços com importantes compradores com os quais já trabalhamos e nos aproximando de potenciais clientes", salientou Jonathan Fontoura, analista da empresa para a América do Sul. Segundo ele, a Colômbia é uma das principais apostas do grupo entre os países da América do Sul, que hoje é o principal destino dos produtos da Calçados Beira Rio, cuja exportação representa cerca de 20% de sua produção.


Estreia

Em sua primeira participação, a empresa PVC Indústria e Comércio de Plásticos, detentora das marcas Vizzia, Mac Colors, Bia Baby, Léo Baby, Bia Kids, Léo Kids e Delta Sport, chamou a atenção dos compradores. De acordo com Victor Emanoell, gerente comercial da empresa de Juazeiro do Norte/CE, o showroom proporcionou muitos contatos e conhecimento do mercado. “Entendemos que nossos produtos têm sinergia com o consumidor colombiano. Os contatos que fizemos aqui destacaram a qualidade do produto, o diferencial sustentável que temos em algumas linhas que são feitas com produtos reciclados, além da variedade de modelos com preços bastante competitivos”, destacou Emanoell. A companhia destina 30% da produção ao mercado externo, sendo a América do Sul seu principal mercado.

 

Informações de mercado

Antes de abrir o showroom, os empresários participaram de um Seminário Preparatório, que trouxe informações sobre o panorama econômico da Colômbia, mercado calçadista, comportamento do consumidor e tendências. A programação contou com apresentações do chefe adjunto de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Bogotá, Cesar de Oliveira Lima Barrio; do COO do escritório da ApexBrasil na Colômbia, Marcello de Moraes Martins; da diretora do Observatório de Moda de Raddar, Camila Ortiz; e do comprador da empresa MIC, Alejandro Gomez.

Participaram da ação as marcas 365 Soft, Actvitta, Azille, Beira Rio, Bia Baby, Bia Kids, BR Sport, By Cool, Delta Sport, Di Valentini, GB Footwear, Improviso, Kidy, Mar & Cor by Kidy, Léo Baby, Léo Kids, Mac Colors, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Opananken Antistress, Pampili, Pé com Pé, Perlatto, Renata Mello, Smidt Shoes, Solis Brasil, Suzana Santos, Vitz, Vizzano e Vizzia.

Sobre o Brazilian Footwear:

O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.


Sobre a ApexBrasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.