A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria calçadista nacional, atuando na defesa comercial em busca de melhores condições competitivas de produção no Brasil. Fundada em 1983, a entidade, sediada em Novo Hamburgo (RS), possui em seu quadro de associados empresas calçadistas de todos os portes e estados brasileiros.
Mais do que uma representante institucional e política, frente em que atua continuamente na defesa de pleitos relevantes para o setor, como desoneração tributária, ampliação do crédito, reforma trabalhista, melhorias logísticas, entre outros, a Abicalçados atua hoje também como uma alavanca para a qualificação setorial. Nesse contexto a entidade trabalha, cada vez mais, com foco na criação de uma cultura de design, que valorize o calçado brasileiro não somente pelos materiais, mas pelo seu processo diferenciado de desenvolvimento, resultando em um calçado inovador e diferenciado do ponto de vista estético.
Em meio à concorrência voraz dos asiáticos, que lotam prateleiras nacionais e internacionais com produtos cada vez mais baratos, à indústria nacional, impactada por fatores externos que prejudicam a sua competitividade, já não basta apenas produzir calçados: é preciso criar produtos diferenciados e cujo principal diferencial competitivo não seja o preço.
Atualmente, diversas empresas brasileiras já atuam na elaboração de produtos diferenciados e com alto apelo de moda e design, inclusive exportando com marca própria e tornando o produto brasileiro reconhecido mundialmente. Nesse sentido, a indústria nacional conta com o apoio do Brazilian Footwear, programa mantido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) com o objetivo principal de aumentar o volume de exportações de calçados brasileiros.
Representação institucional, desenvolvimento da competitividade e promoção da excelência do setor calçadista brasileiro.
Representar, desenvolver e promover o setor calçadista brasileiro, com respeito, excelência e resultados.
A Abicalçados pretende ser reconhecida como o centro de referência na representação institucional, desenvolvimento da competitividade e promoção da excelência do setor calçadista brasileiro.
Respeito: ao associado e aos interesses do setor calçadista brasileiro. A Abicalçados é agente legítima das indústrias de calçados;
Excelência: competência na realização da representação institucional do setor e na prestação de serviços;
Inovação: a Abicalçados deve liderar (com proatividade) a indústria calçadista em busca de competitividade;
Resultados: a Abicalçados deve buscar, obter e comunicar o produto de suas atividades;
Responsabilidade Social e Sustentabilidade: a Associação opta por uma postura responsável com relação aos interesses do setor calçadista, mediando-os de maneira sustentável com relação a colaboradores, fornecedores, poder público e sociedade brasileira.
Fundada a Associação das Indústrias de Calçados do Rio Grande do Sul (Adical), na época com 30 associados.
Assembleia Geral Extraordinária aprova a transformação da Adical para Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), passando a ser uma entidade de abrangência nacional.
A primeira edição do Abicalçados Notícias circula em abril. Com informações da entidade e do setor, a publicação mensal é divulgada entre associados, lojistas e profissionais da cadeia calçadista. Em agosto de 2000, Abicalçados Notícias vira Abinforma, informativo mensal da Abicalçados.
Com o objetivo de debater temas relacionados à indústria calçadista, a Abicalçados cria o Seminário Nacional da Indústria de Calçados. O evento ocorre pela primeira vez em Gramado/RS, em outubro do mesmo ano. Desde então, foi realizado em diversos polos produtivos do setor no País, como Franca/SP, Campina Grande/PB, Fortaleza/CE, São Paulo/SP, Nova Lima/MG, Campo Bom/RS e Taquara/RS.
Buscando aumentar a presença do calçado brasileiro no exterior, Abicalçados assina o primeiro convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a criação do projeto setorial Brazilian Footwear. O programa desenvolve ações de promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. O convênio segue em andamento, tendo sido renovado, pela última vez, por mais dois anos em 2022.
Após pleito da Abicalçados, a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul é elevada para 35%. Decisão foi publicada na Resolução CAMEX Nº 40, de 24 de setembro de 2007 e está ancorada na na Decisão 37/2007 do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul.
Abicalçados passa por reformulação na sua identidade visual, modernizando a marca.
Abicalçados abre processo de antidumping contra o calçado chinês e Governo Federal cria, de forma provisória, a sobretaxa de US$ 12,47 por par importado da China.
Após seis meses de duração, medida antidumping provisória é renovada, agora de forma definitiva, para os cinco anos seguintes com valor corrigido para US$ 13,85 por par importado daquele país.
Como forma de estabelecer regramento dos requisitos mínimos de segurança nas fábricas de calçados, a Abicalçados e a Abrameq criam a Cartilha de Segurança de Máquinas e Equipamentos para Calçados.
O Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (Sola) é lançado pela Abicalçados com o propósito de implementar padrões nas operações logísticas de entrada, saída e movimentação de mercadorias. O Sistema também estabelece no setor padrões de etiquetas logísticas e mensagens com base no sistema global GS1.
Setor calçadista brasileiro conquista, após articulação da entidade, a medida de desoneração da folha de pagamentos, que consiste na substituição do pagamento de 20% sobre a folha de salário por 1% a 4,5% da receita bruta, excluindo as exportações. No caso do setor calçadista, a alíquota instituída é de 1%.
Primeira edição do Prêmio Direções reconhece empresas de calçados que se destacaram em ações de design, marketing, comerciais e industriais. Distinção criada pela Abicalçados tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento do setor por meio do reconhecimento de melhores práticas na indústria.
Lançado o projeto piloto do Programa Origem Sustentável, única certificação de sustentabilidade no mundo que abrange toda a cadeia produtiva do calçado. Idealizado e realizado pela Abicalçados e a Assintecal, a iniciativa tem como objetivo instigar a sustentabilidade no setor coureiro-calçadista.
Lançado o Relatório Anual de Atividades da Abicalçados, publicação que mostra o desempenho da entidade e suas principais ações para representar, defender, desenvolver e promover o setor calçadista brasileiro.
Realizada a primeira edição do evento Análise de Cenários que apresenta dados e previsões importantes dos mercados nacional e internacional com foco no setor calçadista. A iniciativa, tradicionalmente, ocorre duas vezes por ano.
Aproximar marcas brasileiras de calçados e compradores internacionais norteia a criação da plataforma de conexões e gerações de negócios do programa Brazilian Footwear. A BrazilianFootwear.com é lançada em setembro nas versões inglês e espanhol.
Abicalçados e Abrameq atualizam a Cartilha e Segurança de Máquinas e Equipamentos para Calçados e encaminham o novo documento à Confederação Nacional da Indústria (CNI), para que este texto seja ofertado para a criação de anexo específico de máquinas para calçados à NR-12 (Norma Reguladora para a Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos).
Após articulação da Abicalçados, proposta de reajuste da alíquota da desoneração da folha de pagamentos para o setor calçadista, que seria de 2,5%, passa para 1,5%.
Abicalçados lança a primeira edição do Relatório Setorial Indústria de Calçados. Publicação anual desenvolvida de forma independente pela entidade, reúne informações completas sobre o setor calçadista e é considerada fonte oficial de dados do segmento.
Medida de proteção comercial contra o calçado chinês é renovada para mais cinco anos após articulação realizada pela entidade. Entretanto, a sobretaxa do antidumping passa de US$ 13,85 para US$ 10,22 por par.
Com o objetivo de lançar bases para a criação de novos processos, modelos de negócios e produtos com tecnologia embarcada, Abicalçados se une a entidades setoriais (Abrameq, Assintecal e CICB) e lança o programa Future Footwear.
Abicalçados cria o Clube de Benefícios, com descontos exclusivos em diversas áreas que possibilitam um ambiente de negócios mais competitivo para as empresas do setor.
Aprovado texto que propõe a inclusão de 29 normas no Anexo 10 da NR-12, norma que regulamenta a questão da segurança em máquinas para calçados
Nova identidade visual é adotada pela Abicalçados, acompanhando a evolução e modernização do setor.
Publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) norma que padroniza a etiquetagem de composição dos calçados. O processo de criação da norma é liderado pela Abicalçados.
Aprovada no Congresso Federal a manutenção da alíquota de 1,5% do faturamento na desoneração da folha de pagamento. Projeto tem validade até 31 de dezembro de 2020.
Criada a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista com o objetivo de representar e defender os interesses e pleitos do segmento no Congresso Nacional, em Brasília.
Abicalçados lidera o movimento “Um Sapato pelo Brasil”, que teve a participação de cerca de 150 das principais marcas de calçados brasileiras. Inédita no Brasil, a iniciativa é uma ação sincronizada nas redes sociais das empresas participantes e busca valorizar o calçado verde-amarelo.
Plataforma Calçados do Brasil é criada pela Abicalçados para a conexão e geração de negócios entre calçadistas e lojistas brasileiros. A iniciativa conta com a parceria de 25 sindicatos dos principais polos produtivos do País.
Após intensa articulação da Abicalçados para derrubar o veto presidencial em relação à manutenção da desoneração da folha de pagamentos, a medida é prorrogada até o final de 2021 com a alíquota de 1,5% para o setor calçadista verde-amarelo.
O Origem Sustentável ultrapassa fronteiras nacionais pela primeira vez e é divulgado durante a Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Após apresentação, Programa foi levado para mais feiras e eventos internacionais, com grande interesse por parte dos compradores estrangeiros.
Abicalçados anuncia a realização da Brazilian Footwear Show, a Feira do Calçado Brasileiro. A primeira edição da BFSHOW ocorrerá em novembro de 2023 em Porto Alegre/RS e a segunda edição será em maio de 2024, em São Paulo/SP.
Medida de proteção comercial contra o calçado chinês é renovada para mais cinco anos após articulação realizada pela entidade. Sobretaxa de US$ 10,22 por par foir mantida. Entretanto, a nova decisão isentou a taxa para algumas empresas exportadoras chinesas.
AC | aaaa |
---|---|
123456 | 34545 |
Juazeiro do Norte | 123 |
drffhdfh
840 milhões de pares produzidos (2022)
143 milhões de pares exportados (2022)
Mais de R$ 25,2 bilhões de faturamento (2021)
Mais de 296 mil postos de trabalho gerados
O setor calçadista representa 4% do PIB da Indústria da Transformação Brasileira
Cerca de 170 destinos para exportações, a maior parte deles na Américas do Sul e do Norte (EUA)
Mais de 4 mil empresas do setor
5º maior produtor de calçados do mundo, o maior fora da Ásia
Sindicato da Indústria de Calçados de São João Batista
Bebecê Calçados
Calçados Pegada
Klin Produtos Infantis
Grendene
Via Marte
Arezzo & Co
Pampili
Calçados Jacob
PG4 Galleria
Lia Line
Bischoff Group
Grupo Sugar Shoes
Grupo Dass
Crômic Femme
Luiza Barcelos
Dakota
Democrata
Grupo Ramarim
Carrano
Marluvas
Vulcabras
Piccadilly
Wirth
Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana
Sameka
Usaflex
Kidy
Radamés
Cristófoli
Wirth
Conforto
Calçados Bibi
Lotus
2001 / 2007
1986 / 1991
1991 / 1995
2007 / 2013
1999 / 2001
2013 / 2016
1983 / 1986
1995 / 1998
2016 / 2019