Calçadista infantil recebeu a acreditação no nível Ouro
A Pampili, fábrica de calçados infantis de Birigui/SP, é mais uma das empresas certificadas no âmbito do Origem Sustentável, única certificação de ESG e sustentabilidade do mundo voltada para empresas da cadeia calçadista. A cerimônia de entrega da acreditação no nível Ouro aconteceu no último dia 11 de abril, na sede da empresa, e contou com a presença de dirigentes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da diretoria e equipe responsável pelo projeto da Pampili.
Trabalhando, desde sua fundação, com o compromisso de cuidar, desenvolver e elevar consciência na evolução de seus stakeholders na construção de um futuro melhor e mais sustentável, a Pampili, entre seus destaques, tem o Projeto Eco Amigável. Trata-se de uma linha de produtos feitos com um percentual de material reciclado - aparas de contraforte, retalhos de solas etc. Já o PVC micro expandido usado na fabricação dos calçados é isento de metais pesados e ftalatos - substância química prejudicial à saúde humana e dos animais.
Mas, como não basta somente ter um produto sustentável e não ter todo o processo produtivo em consonância com os preceitos de ESG, a Pampili também adquire energia proveniente de fontes naturais - solar, eólica, biomassa, hidrelétricas etc - e trabalha o Instituto Terra do Rosa, que compreende projetos que foram construídos para atender os filhos dos colaboradores, representando a materialização do propósito institucional de transformar o mundo em lugar melhor.
Instituto Terra do Rosa
Entre os projetos, o Instituto trabalha com a Semente do Futuro, voltado para a educação infantil na construção da cidadania; o Florescer, que contribui na formação de pessoas do bem, como agentes de transformação, despertando e cultivando habilidades e talentos que apoiam seu desenvolvimento; o Aprendiz Pampili, que cultiva novos talentos em parceria com o Senai e outros cursos profissionalizantes; o Sopradores da Alegria, que leva amor e carinho aos ambientes hospitalares; e a Roda de Pais, que coloca familiares para trocar experiências sobre o desenvolvimento dos filhos.
A CEO da empresa, Maria Mestriner Colli, destaca a importância do reconhecimento de ações de sustentabilidade da Pampili. “Somos a primeira empresa calçadista do estado de São Paulo certificada pelo Selo Origem Sustentável no nível Ouro. Esse é um reconhecimento do nosso compromisso com a gestão sustentável, temos em nossa essência o compromisso de cuidar, desenvolver e elevar a consciência para a construção de um futuro melhor. Todas as ações dentro da Pampili são pensadas para promover a sustentabilidade, tanto ambiental quanto social”, avalia Maria Mestriner Colli, CEO da Pampili, ressaltando que a ideia é que esses processos evoluam cada vez mais.
Próximos passos
Agora, o desafio da empresa é a conquista do nível máximo do Origem Sustentável, o Diamante. “Estamos trabalhando com foco em consolidar nossa Política de Sustentabilidade para toda a nação Pampili - empresa e seus stakeholders. Também realizaremos reuniões mensais com o nosso Comitê de Sustentabilidade para apresentação e gestão dos resultados referente aos compromissos assumidos, e a capacitação dos colaboradores para a sustentabilidade. “Fazemos pesquisas frequentes com consumidores no Brasil e identificamos que a Pampili já é percebida como uma marca socialmente sustentável, e buscaremos ampliar essa comunicação para o mercado doméstico e também internacional”, conclui Maria.
Empresa
Fundada em 1987, a Pampili possui quatro unidades fabris localizadas entre Birigui e Paranaíba/MS. Atualmente, seus mais de 1,8 mil colaboradores produzem, diariamente, 13,5 mil pares de calçados e mil bolsas, dos quais exportam cerca de 10% para mais de 40 países, com destaque para Ásia, Europa e América Latina.
Sobre o programa
O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.
Atualmente já são mais de 90 empresas de calçados e componentes participantes, dentre essas 45 já certificadas. Algumas empresas certificadas são Calçados Ala (Prata), Ambiente Verde (Prata), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bertex (Ouro), Bibi (Diamante), Boxflex (Prata), Box Print (Diamante), Unidade Branyl SP (Bronze), Brasil Sul (Bronze), Brisa (Ouro), Broplast (Bronze), Caimi & Liaison (Diamante), CB Injetados (Bronze), Cofrag (Ouro), Dem Bas Embalagens (Bronze, Dublauto (Prata), Endutex (Ouro), Fibertex (Prata), Grendene (Diamante), Herval (Prata), JClass (Prata), Jomo (Ouro), Unidade Killing RS (Ouro), Lev Termoplásticos (Diamante), Lótus (Prata), Metalização Igrejinha (Prata), Pampili (Ouro), Palmiarte (Bronze), Pegada (Diamante), Pegasus (Prata), Unidade Perfil Injetados RS (Prata), Piccadilly (Diamante), Plastcromo (Prata), Pollibox (Prata), Primus (Bronze), Grupo Ramarim (Diamante), Redeplast (Bronze), Reginato Metais (Prata), RR Componentes (Diamante), Unidade RS ZZSAP Schutz (Diamante), Usaflex (Diamante), Via Marte (Prata), Unidade Vulcabras CE (Diamante) e Wolfstore (Prata).
Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.